Após denúncia por foco de escorpiões na EMEI Santa Cruz, prefeitura de Guaxupé intensifica vistoria e ações emergenciais
Foi constatado que o foco encontrado é por causa da falta de limpeza em um imóvel vizinho
Na manhã desta sexta-feira, 11, houve uma denúncia anônima veiculada nas redes sociais, deixando pais e responsáveis preocupados, com o aparecimento de escorpiões na EMEI Santa Cruz - Alice Smargiassi Silva.
Diante do fato, uma equipe da Prefeitura, composta pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Renata Valéria Rocha Fernandes, da secretária de Educação, Aline Monteiro Melo Ribeiro, da diretora da Vigilância em Saúde, Ana Raquel Lenci, do coordenador ambiental, Mozart Villas Boas Neto e o engenheiro Elvis Eliton de Melo foram até o local.
Recebidos pela diretora da unidade, Cristiane Thaize Bonfim, a coordenadora Maria Lucia Gonçalves Cruvinel Vasconcelos e demais servidoras, foi constatado que o foco encontrado é por causa da falta de limpeza e em um imóvel vizinho, que está cheio de entulho e sujeira, tornando um ambiente ideal para o aparecimento de animais peçonhentos.
O proprietário já foi notificado nesta sexta-feira, e como medida imediata, o Departamento de Obras foi acionado e irá iniciar uma intervenção no local nos próximos dias com obras de manilhamento e adequação da estrutura para evitar o acúmulo de água e resíduos, que favorecem a proliferação desses animais peçonhentos.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar das crianças e profissionais da rede municipal de ensino, e continuará monitorando a situação de perto.
Segue abaixo Nota Oficial, Secretária Aline Monteiro Melo Ribeiro, e mais uma vez reiteramos nosso compromisso com a informação séria, comprometida com a verdade e ouvindo todas as partes interessadas no caso.
Nota Oficial da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé EMEI Santa Cruz “Alice Smargiassi Silva”
A Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé vem a público esclarecer as informações veiculadas recentemente em uma publicação nas redes sociais que denuncia, de forma alarmista e com diversos equívocos, uma suposta negligência por parte do poder público diante do aparecimento de escorpiões na EMEI Santa Cruz “Alice Smargiassi Silva”. Antes de tudo, reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todas as crianças atendidas em nossas unidades educacionais. Diante disso, apresentamos os seguintes esclarecimentos:
1. Ações preventivas e localização do foco: A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Educação, tem mantido rotinas constantes de limpeza e manutenção da escola, com acompanhamento técnico da Vigilância em Saúde. Todas as orientações da Vigilância foram seguidas rigorosamente, inclusive com inspeções realizadas em conjunto com a equipe de manutenção da Secretaria. O foco de escorpiões citado na publicação não foi encontrado no interior da escola, como indevidamente foi divulgado. Trata-se, na verdade, de um ninho localizado em uma canaleta de água pluvial situada na divisa dos fundos da escola com um terreno vizinho. Este terreno, de responsabilidade de terceiros, acumula grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, o que contribui para a proliferação de animais peçonhentos. A identificação do foco foi possível graças ao trabalho da própria equipe de manutenção da Secretaria de Educação, que realizava a limpeza da canaleta no momento da ocorrência. A presença da Prefeitura no local foi determinante para a detecção e neutralização do risco, demonstrando que a gestão municipal tem atuado de forma responsável e preventiva.
2. Presença da Prefeitura no local: Ao contrário do que afirma a publicação, representantes da Prefeitura estavam, sim, presentes na escola no momento da ocorrência. Inclusive, foram esses profissionais que identificaram e neutralizaram o foco encontrado, o que desmonta completamente a alegação de ausência de providências.
3. Falta de apuração e ausência de contato prévio: Lamentamos que a publicação tenha sido feita sem qualquer contato prévio com a Secretaria Municipal de Educação ou com a direção da escola, o que teria possibilitado uma apuração responsável dos fatos. A forma como a notícia foi veiculada, com caráter sensacionalista e sem verificação das informações, contribui para gerar pânico desnecessário entre as famílias, em um momento que exige, acima de tudo, serenidade e responsabilidade.
4. Compromisso com a verdade e a transparência: Continuaremos com nosso trabalho sério, transparente e comprometido com o cuidado das nossas crianças. Reiteramos que as portas da Secretaria Municipal de Educação estão sempre abertas para o diálogo com as famílias e com a comunidade, inclusive com a imprensa local — desde que pautada na ética jornalística e no compromisso com a verdade.