Clientes da Cemig poderão pagar faturas em atraso durante visita dos eletricistas da empresa

Mai 21, 2021 - 00:00
Clientes da Cemig poderão pagar faturas em atraso durante visita dos eletricistas da empresa
Clientes da Cemig poderão pagar faturas em atraso durante visita dos eletricistas da empresa
Para aumentar as possibilidades do cliente em situação de inadimplência ficar em dia com a companhia, a Cemig vai permitir o pagamento das faturas em atraso no momento em que os eletricistas estiverem em visita para efetuar o desligamento. O pagamento será feito exclusivamente pela máquina nas modalidades de cartão de débito ou crédito, sendo que esta última poderá ser dividida em até 12 vezes sem juros.    
De acordo com o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, é importante que o cliente saiba exatamente o débito que possui com a companhia.   
“A opção permitirá aos nossos clientes solucionarem a pendência antes do desligamento. Recomendamos a consulta dos débitos pelo nosso aplicativo, disponível para smartphones, android e IOS. Dessa forma, o cliente vai saber com exatidão o valor do débito e poderá fazer a transação com a máxima segurança. A consulta também pode ser feita pelo WhatsApp, no número 31-3506-1160,  na opção ‘Meus débitos’”, explica.   
 
Atenção para evitar golpes e outras modalidades de pagamento 
Wellington Cancian também destaca que os eletricistas da Cemig estarão sempre identificados com crachás e uniformes da companhia ou de empresas contratadas  e portarão uma máquina de pagamentos via cartão da marca Getnet, que conta com aplicativo próprio desenvolvido pela Cemig para o recebimento dos valores devidos.  
“Os nossos eletricistas estão devidamente uniformizados e usando crachás de identificação funcional. Antes de realizar o pagamento, o cliente deve conferir na tela da máquina se consta corretamente o CNPJ da Cemig, que é o 06.981.180.000116. Este número também consta na fatura, portanto, é só comparar para ter absoluta certeza de que está pagando para a Cemig. Em caso de qualquer dúvida, o cliente também pode ligar para o telefone 116”, explica Cancian.  
                                 
Avisos de cortes e outras modalidades de pagamento  
Antes do corte de energia, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o fornecimento seja interrompido. 
Os clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e contato telefônico. Para tanto, é importante manter o cadastro devidamente atualizado. 
A informação também vem em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a religação.   
Para garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail ou telefone para receber mensagens sobre inadimplência, por meio dos canais digitais, como o aplicativo Cemig Atende, WhatsApp, via opção “Atualizar meus contatos” e o site www.cemig.com.br. 
Vale destacar que o cliente da Cemig continua com a possibilidade de colocar sua conta em débito automático ou pagá-la por outros meios: canais digitais bancários, Agências bancárias físicas e agentes arrecadadores credenciados. 
No caso da opção pelo débito automático em conta, o cliente pode realizar o cadastro em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander, Bradesco,  Itaú, Banco do Brasil, Sicoob, Mercantil e Banco do Nordeste podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.    
“Os nossos clientes ainda podem realizar os pagamentos de forma digital, utilizando o código PIX emitido nas faturas de energia elétrica. Além de moderno e digital, é um processo rápido e seguro”, sugere Cancian.