Com bandeira amarela anunciada pela Aneel, Cemig destaca o uso racional da energia

Sinalização tem o objetivo de comunicar à população sobre as condições de geração de energia elétrica em todo o país

29 Abr, 2025 - 14:45
Com bandeira amarela anunciada pela Aneel, Cemig destaca o uso racional da energia
Com a entrada em vigor da bandeira amarela, a Cemig orienta seus mais de 9,4 milhões de clientes a utilizar a energia elétrica de forma consciente para evitar surpresas nas próximas contas de luz (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no fim da última sexta-feira, 24, a bandeira tarifária amarela nas contas de energia elétrica para o mês de maio.

Essa mudança representa uma sinalização de um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Por isso, a Cemig orienta seus mais de 9,4 milhões de clientes a utilizar a energia elétrica de forma consciente para evitar surpresas nas próximas contas de luz.

Essa sinalização surge após cinco meses, desde dezembro de 2024, em que a bandeira permanecia verde, indicando condições favoráveis de geração de energia no país.

A Aneel explicou que a alteração para a bandeira amarela se deve à redução das chuvas, marcando a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

O fim do período chuvoso piorou a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétricas, o que, nos próximos meses, poderá demandar um maior acionamento de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara.

As bandeiras tarifárias que incidem nas contas de energia dos brasileiros são definidas pela Aneel e valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado para todos os consumidores no país.

As bandeiras tarifárias indicam as condições hidrológicas para a produção de energia elétrica. Isto é, quanto mais térmicas são acionadas para atender a demanda da população, mais cara será a produção de energia.

Isso se deve pelo fato de que as usinas térmicas utilizam combustíveis fósseis.

Dessa forma, é importante economizar energia, e não ser surpreendido negativamente na hora de receber a fatura.

O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, afirma que “o consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência dos equipamentos - em Watts (W) - e do tempo de utilização (em horas).

Para utilizar a energia de maneira eficiente, devemos atuar nessas duas variáveis.

Dessa forma, a mudança nos hábitos de consumo se faz mais importante e pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença e ainda economizar na conta no fim do mês", explica o especialista.

Confira 7 dicas simples para economizar energia:

1 - Neste período do ano, em que as temperaturas começam a cair em Minas Gerais, os clientes devem ter uma atenção especial ao chuveiro elétrico. Em função da sua elevada potência, esse equipamento pode representar até 30% da conta de luz. Por isso, se o aparelho estiver na sua potência máxima (posição inverno ou quente) é ideal que o tempo de banho seja reduzido, para que não haja o encarecimento na conta de energia. Muitas vezes, o banho tomado no final do dia ou início da noite pode ser na temperatura "verão" ou "morno".

2 - Além disso, desligue o chuveiro ao se ensaboar no banho. O ideal é que os banhos não sejam tão longos, diminuindo assim o tempo de uso do aparelho.

3 - Substitua as lâmpadas ineficientes pelas de LED. Aproveite a luz natural e evite acender lâmpadas durante o dia.

4 - A eletricidade consumida por aparelho eletrônico em modo "stand by" (modo de espera) pode ser representativa em relação ao consumo do equipamento. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões deste tipo de desperdício.

5 - O ferro elétrico e a máquina de lavar devem ser ligados apenas quando houver uma grande quantidade de roupas para passar ou lavar. Isso vai evitar que os equipamentos sejam utilizados várias vezes. No caso das máquinas de lavar, é importante que se observe a indicação do fabricante sobre o limite do aparelho visando utilizá-lo em sua capacidade máxima sempre que possível.

6 - Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte. Além disso, não se deve utilizar a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

7 - Ao comprar qualquer equipamento elétrico, sempre dê preferência àqueles que possuam o Selo Procel de Eficiência Energética.