Começa triagem de voluntários para teste da ButanVac em moradores de Guaxupé e região
A triagem está sendo realizada na Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro (Parque Infantil). A ação começou na manhã desta terça-feira e segue até esta quinta-feira, 2.
Essa etapa será realizada pela equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto e envolverá questionário e coleta de sangue. Cerca de 30 profissionais já estão no município para a realização da triagem.
A administração municipal destaca que serão selecionados 400 voluntários. Eles receberão a vacina em Ribeirão Preto, nos dias dia 3 e 4 de setembro. Para isso, a prefeitura explica que eles serão transportados até o local da vacinação em um ônibus fretado pelo Hemocentro. A saída do transporte ocorrerá às 7h00, nos dois dias, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
Os participantes receberão, nos dias em que estiverem em atendimento ou vacinação, atestado ou declaração da equipe médica.
Além dos testes da vacina, o Instituto Butantan também firmou parceria com a Prefeitura de Guaxupé para a realização de estudos para identificar a presença de variantes da Covid-19 na cidade sul-mineira.
Inicialmente, as inscrições eram só para moradores da cidade e, posteriormente, a possibilidade foi estendida para habitantes de outros sete municípios. Com isso, moradores de Arceburgo, Cabo Verde, Guaranésia, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho e São Pedro da União, além de Guaxupé, têm mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento da nova vacina contra Covid-19.
Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura de Guaxupé e preencher o questionário . Além de precisar ter 18 anos ou mais, também há outras restrições estabelecidas pelo Instituto Butantan, fabricante do imunizante, para os moradores que queiram fazer parte dos testes.
Restrições:
- nunca ter tido Covid-19;
- não ter sido vacinado contra o SARS-CoV-2;
- não pode estar grávida ou ser lactante;
- não ser alérgico a ovos e frango.
- Todos os voluntários selecionados para a pesquisa serão vacinados contra a Covid-19, seja com ButanVac, seja com CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 já em uso no Brasil. (EPTV)