Em vídeo, guia turística compara Guaxupé com Paris e faz sucesso entre os guaxupeanos
Um vídeo com menos de um minuto de duração, compartilhado nas redes sociais na última semana, chamou a atenção dos guaxupeanos.
No vídeo, a autora compara Guaxupé com Paris, capital da França. Mas, como assim?
O Jornal da Região entrou em contato com a autora do vídeo e descobriu que Helena Leite Ribeiro, de 43 anos, também é guaxupeana.
Helena reside atualmente em Paris e trabalha como guia de turismo na Cidade Luz.
No vídeo, ela compara pontos turísticos famosos de Paris com alguns locais de Guaxupé, como, por exemplo, tomar um café no Trocadéro, com vista para a Torre Eiffel, em Paris, e tomar um café no Café da Roça, com vista para as galinhas, em Guaxupé. Também degustar de um delicioso croissant na capital francesa e comer pasteis de feira em Guaxupé. E o lindo Jardim de Luxemburgo, em Paris, que a guia compara com o Parque da Mogiana, em Guaxupé. Ainda, grandes restaurantes da Cidade Luz, com estrela Michelin, com o “nosso” Fogão Caipira, em Guaxupé. E, por último, a espetacular Catedral de Notre Dame com o principal cartão postal de Guaxupé: a Catedral de Nossa Senhora das Dores. Ainda termina: “Viajar para Paris é ‘bão”, gente; viajar para Paris é ‘bão’, mas ir para Guaxupé é ‘bão’ demais”.
Perguntamos à guia o que a motivou a gravar um vídeo comparando Guaxupé com Paris e ela respondeu:
“Apesar de residir em Paris há 13 anos trabalhando com turismo, eu percebo que os visitantes ficam super felizes ao visitar a Cidade Luz, mas às vezes se esquecem de visitar locais turísticos da própria cidade. Então, a mensagem que eu quis passar com o vídeo foi de que Paris realmente é linda, mas na nossa cidade, no caso Guaxupé, também há locais incríveis para se visitar, e deveríamos aproveitar mais esses lugares”.
Vida e carreira
Helena nasceu e cresceu em Guaxupé, mudando-se para Paris em outubro de 2011, quando foi aprovada no mestrado em Estudos Teatrais na Universidade Paris 8, após terminar o curso de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Entretanto, no dia da apresentação de sua tese, que foi concluída com êxito, a guaxupeana resolveu mudar o rumo de sua carreira e, então, foi aceita na Paris-Sorbonne (Paris 4) para iniciar o curso de História da Arte.
Durante a graduação, Helena e uma amiga resolveram trabalhar levando brasileiros para passear em Paris, onde ambas faziam os roteiros.
Apesar desse trabalho não ter sido seu sonho inicial, ela foi se apaixonando aos poucos por ele, fazendo com que, ao terminar a segunda graduação, se tornasse uma guia profissional, ao cursar uma faculdade de guia conferencista, que é exigência da lei francesa para assegurar o trabalho de guias oficiais.
Dessa forma, Helena poderia trabalhar guiando os brasileiros dentro dos principais museus de Paris, e não apenas em passeios pelos bairros da cidade.
Hoje em dia, a guia recebe vários turistas brasileiros anualmente e, através de sua página no Instagram, com quase 19 mil seguidores, ela posta lindas fotos da capital francesa, dos principais pontos turísticos e já foi entrevistada até pelo Jornal O Estado de S. P., o Estadão, com o título: “A estudante que colheu mexerica em Guaxupé e hoje é guia no Museu do Louvre”.
Aliás, Helena precisou colher muita, mas muita mexerica no pomar de seus pais para juntar dinheiro e conseguir realizar o sonho de ir para Paris.
O Jornal da Região perguntou à Helena com qual frequência ela costuma vir para Guaxupé e quais os locais que ela mais visita quando está em sua cidade natal e ela respondeu:
“Vou para Guaxupé uma vez ao ano e o que mais gosto de fazer quando estou aí é ficar em casa com a minha família e também reencontrar os amigos em bares ou festas”.
Guia em Paris
Guia oficial em Paris, Helena pode realizar visitas turísticas em toda a França, mas seu trabalho é mais concentrado em Paris, por ser próximo de sua casa.
E os passeios mais pedidos são a visita guiada no Museu do Louvre, que tem duração de duas horas e meia aproximadamente, além do Castelo de Versalhes, que está localizado há poucos quilômetros de Paris.
Além desses locais, a guia também faz roteiros para visitas no Museu D’orsay, Museu Rodin, e roteiros de rua, como na Avenida Champs-Élysées e Ópera Garnier, que ela incluiu recentemente nos passeios.
Helena disse que os passeios preferidos pelos brasileiros são a Torre Eiffel, a Catedral Notre Dame e os museus, de uma forma geral.
Quem for para Paris e quiser uma guia de turismo credenciada pelo Ministério da Cultura Francês, com vasta experiência, basta entrar em contato com a guaxupeana através de sua página no Ig: @vivapariscomhelena.
Para terminar, Helena deixa uma mensagem aos guaxupeanos e leitores do Jornal da Região:
“Se você, guaxupeano, sonha em conhecer Paris, organize-se com antecedência e me envie uma mensagem, para que eu possa ajudá-lo a fazer uma viagem ainda mais especial”, termina.