Grupos de risco deverão ser vacinados primeiro contra a Covid-19 em Minas
Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta terça-feira, 1º, a pasta apresentou alguns dos objetivos desse plano. Entre eles, estão:
- Descrever a estrutura da Central Estadual da Rede de Frios (onde ficam armazenadas as vacinas), que conta com 28 centrais regionais;
- Estabelecer resposta coordenada entre os eixos que irão atuar diretamente na campanha (Vigilância em Saúde, Assistência/Atenção Primária à Saúde, Gestão, Comunicação e Segurança Pública);
- Ampla divulgação das informações sobre a vacinação, principalmente para a adesão da população e combate a notícias falsas.
Vacina contra Covid precisa ter eficiência de 50% para ser recomendada, diz OMS
Ainda de acordo com ela, o objetivo é, nesse primeiro momento, focar na pré-campanha, para preparar o Estado. Só depois que a vacina ficar pronta, a campanha em si será formulada. "Vários processos de compras já estão em andamento, principalmente relacionados a siringas e agulhas, porque a gente corre o risco de ter essa falta no mercado. Na fase de campanha, nós vamos ter que readequar esse plano, porque depende da vacina que vier e os grupos que forem prioritários", explicou.
"Na terceira fase, que é a de pós-campanha, é quando nós vamos avaliar as coberturas vacinais, fazer monitoramento rápido de cobertura e correr atrás dos grupos que não se vacinaram", completou.
UFMG participará dos testes de uma nova vacina dos EUA contra o coronavírus
CoronaVac
Ainda não há resultados preliminares, uma vez que as informações estão sendo processadas, analisadas e não houve tempo para a coleta de volume de dados significativo. A expectativa dos pesquisadores para a aprovação da substância é grande, já que a proposta da vacina chinesa usa tecnologia conhecida e de eficácia já comprovada para outras doenças, como a gripe comum, hepatite A e B, pneumonias, entre outras.
O cronograma previsto é de que o Butantan entregue 45 milhões de doses da CoronaVac ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro deste ano, 60 milhões até março e 100 milhões em maio de 2021. (O Tempo)