Nova remessa de vacina contra o Coronavírus continuará imunizando idosos e profissionais de saúde em Guaxupé

Mar 23, 2021 - 00:00
Nova remessa de vacina contra o Coronavírus continuará imunizando idosos e profissionais de saúde em Guaxupé
Nova remessa de vacina contra o Coronavírus continuará imunizando idosos e profissionais de saúde em Guaxupé
Nesta segunda-feira, dia 22 de março, a Secretária de Saúde do município, Daniela Bettelli, fez uma live para esclarecer a população sobre o recebimento da nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para realização da 1ª dose. Guaxupé recebeu no total 1780 doses, as quais foram divididas em: 1138 (87%) para idosos de 75 a 79 anos; 537 (13%) para idosos de 70 a 74 anos; e 105 (7%) para profissionais de saúde. Daniella explicou que as estimativas do percentual de vacina a serem aplicadas são feitas de acordo com as vacinas de Influenza (Gripe) aplicadas no ano passado no município.
Quanto à quantidade de vacinas ser inferior ao que necessita o município, a Secretária de Saúde disse que isso não acontece apenas em Guaxupé, mas em todas as cidades, estados e país. As vacinas vão chegando aos poucos, de acordo com o número de habitantes de cada cidade e da disponibilização das mesmas pelo Estado. Assim, elas são realizadas de forma decrescente, ou seja, dos mais velhos aos mais novos, de acordo com as instruções recebidas. Para aqueles que fizeram o cadastro através do site da prefeitura e aparece “em análise”, significa que a prefeitura está aguardando novas remessas de vacinas e a pessoa deverá aguardar o agendamento. No momento, há 729 pessoas de 75 a 79 anos cadastradas. Ainda de acordo com Daniela, a vacinação está ocorrendo em cinco pontos da cidade, além do Drive-thru, que é a vacinação feita sem que a pessoa precise sair do seu veículo.
Desde o início da vacinação, Guaxupé ainda não perdeu nenhuma dose de vacina, porém há pessoas que fazem o cadastro, mas não comparecem no local e horário estabelecidos. Neste caso, como informou Daniella, a pessoa, além de tirar o lugar de outra, atrapalha a logística de vacinação. Assim, fica complicado colocar outra pessoa imediatamente no lugar, pois é preciso verificar a lista de vacinação do dia seguinte.
Já o cadastro para as pessoas de 70 a 74 anos deve ser aberto entre esta terça e quarta-feira.