Proibição de coleira de choque em animais pode ser votada em segundo turno na ALMG
Autor da Lei Sansão, que aumentou a pena para maus-tratos aos animais, o deputado federal Fred Costa (Patriota) destaca que sempre foi completamente contrário ao uso de coleiras de choque e acredita em uma votação positiva na ALMG para a causa animal.
“Qual ser humano gostaria de receber choque para ser educado? Nós respeitamos todas as formas de vida e não podemos admitir a utilização de coleira de choque. Já passou da hora de proibir. A arma de choque, para humanos, é utilizada para conter aqueles que praticam o ilícito. Um animal para ser educado jamais pode ser submetido a isso”, diz ele.
Multa
O Projeto de Lei (PL) 883/19 também estabelece punição para quem utilizar a coleira de choque. Além da apreensão da mercadoria, deverá ser aplicada uma multa no valor de 1 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), podendo chegar a 50 mil.Hoje, uma Ufemg equivale a R$ 5,0369. O infrator ainda estará sujeito à investigação por maus-tratos aos animais.
(Com O Tempo/ALMG)