Querem atingir a liberdade de expressão e perseguir jornal

Mar 28, 2025 - 14:07
Querem atingir a liberdade de expressão e perseguir jornal
Foto: Divulgação

O trabalho transparente e com rigor técnico feito pelos bons jornalistas, ainda continua essencial e importante não só para combater a desinformação, mas para garantir a democracia do país. Nesta semana, foi com profunda tristeza que vi o Jornal da Região sendo atacado e perseguido por uma pessoa que se diz chamar Rodrigo Gonçalves. Pois bem. Ele se sentiu ofendido por uma matéria de um colunista e começou o ataque de todas as formas, querendo denegrir o nome do jornal e até citando nomes de anunciantes, como se ele fosse o dono do mundo e da verdade.

Que saiba você, Rodrigo, que nem sei quem é, que a diretora do Jornal da Região chama-se Paulina Zampar, é jornalista e professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. E que é, acima de tudo, uma pessoa transparente em suas ações, respeitando a todos, indistintamente, na maneira de pensar. Mesmo porque, um jornal se faz com fatos, ideias, ideais e, principalmente, com liberdade de expressão, que acaba sendo a condutora de tudo. E enquanto era diretora do jornal escrito, que esteve ao lado desta comunidade por quase 30 anos, apoiou inúmeros colunistas, com seus estilos diferenciados, maneiras de pensar opostas e das mais diversas crenças. Foram também matérias com pastores evangélicos, de teor espírita e outras religiões, embora a diretora seja católica.

Assim, a base de tudo é o respeito, sendo as crenças, opiniões e tudo o que às vezes a gente diverge.

Mas o que vem à tona fortemente nos dias atuais é a questão política, que as pessoas ousam até rotular o que não sabem, se a pessoa é Lulista ou Bolsonarista. Grande coisa! Esse discurso radical, vindo de um lado ou de outro, já saturou. O que tiver de ser, será! E não é a opinião de ufanistas de plantão que norteará o país, já tão castigado pelos acontecimentos e falta de cultura! Um pouco de humanização melhoraria tudo, afinal, somos seres humanos, que sofremos as consequências de qualquer que seja o governo que assuma o poder.

Sabe, Rodrigo, o que amedronta é ter pessoas como você no poder um dia, caso chegue lá. Sabe por quê? Você perseguiria a todos que não concordassem com a sua opinião, numa tirania sem limites.

E, para terminar, é bom que você saiba que, graças a Deus, ainda vivemos num país democrático. E, que você reze para nunca conhecer uma ditadura, sempre implacável na hora de agir.