Receita Federal divulga balanço de atendimento aos cidadãos no Sul de Minas em 2024

Fev 4, 2025 - 21:35
Receita Federal divulga balanço de atendimento aos cidadãos no Sul de Minas em 2024
Receita Federal divulga balanço de atendimento aos cidadãos no Sul de Minas em 2024
Receita Federal divulga balanço de atendimento aos cidadãos no Sul de Minas em 2024

Em 2024, as agências do Sul de Minas e o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Receita Federal em Varginha realizaram 78.174 atendimentos.

Os serviços de orientação foram os mais demandados pela população chegando a 38% do total.

Em seguida, estão os atendimentos relativos ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) com 27%.

E as consultas a Débitos e Pendências, com 8%. O tempo médio de atendimento no Sul de Minas é de 4 minutos, com tempo de espera médio, para que o contribuinte seja atendido, de 13 minutos.

A unidade com maior número de atendimentos registrados foi a agência da Receita Federal em Guaxupé, que registrou 11.898 atendimentos.

Seguida da agência de Poços de Caldas, com 11.014 atendimentos e do CAC da Delegacia de Varginha: 8.769 atendimentos.

O atendimento presencial garante aos cidadãos o acesso a serviços essenciais.

As unidades da Receita Federal no Sul de Minas realizam atendimentos presenciais para pessoas físicas relacionados a CPF e para Microempreendedores Individuais, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h.

Além disso, a Receita Federal também disponibiliza estes e outros serviços por meio dos canais de atendimento digitais no site www.gov.br/receitafederal.

E nos Pontos de Atendimento Virtual, por meio de parceria com as prefeituras e câmaras municipais de diversos municípios.

O delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, analisa:

"Percebemos que, embora a Receita Federal (RFB) disponibilize vários canais de atendimento online, através do Portal e-CAC, ainda temos um volume significativo de atendimentos presenciais nas Agências da RFB. Percebemos também que, embora algumas Agências possuam um porte menor, tem um volume significativo de atendimentos, o que evidencia que tem menos Pontos de Atendimento (PAV) da RFB nos municípios próximos. A Delegacia da Receita Federal em Varginha tem buscado, na medida do possível, descentralizar os atendimentos nos PAV da Receita Federal nos municípios onde não tem Agência da RFB, evitando assim o deslocamento desnecessário do cidadão."

A Receita Federal desempenha um papel fundamental no atendimento ao cidadão, aproximando o Estado e a sociedade.

Participa ativamente na construção de uma sociedade mais justa e solidária, conscientizando os contribuintes sobre a função social dos tributos e cumprindo seu papel no provimento de recursos que viabilizam o Estado brasileiro.