Secretaria de Educação realiza 6º fórum de Boas Práticas Pedagógicas
O destaque ficou por conta dos seguintes relatos de experiências: Professoras Paula Pioli, da E.M.E.I.; professoras Thereza Buffoni e Luciana Michetti, da E.M.; Dona Olympia Leite Ribeiro, com o tema “Contribuições e impactos do IV Encontro Pedagógico de 2020”; a Especialista da Educação Ana Carolina R. Sandroni dos Santos apresentou o relato de experiência “Projeto de investigação na Formação Docente”, desenvolvido na E.M.E.I. Santa Rita de Cássia no ano de 2020; a professora de educação física da rede municipal, Marizaura de Fátima Pinto relatou sobre “Projeto Atlas - Nomes que contam a história das cidades mineiras: valorizando a cultura local nas aulas de Educação Física”; professora e atual Assessora Técnica da Secretaria de Educação, Cristiane Thaise Bonfim Picinato apresentou “As implicações e possibilidades pedagógicas por meio de experiências em multiletramentos”. E ampliando as perspectivas educacionais, o professor de música Jovane Oliveira descreveu sobre seu trabalho que alcançou destaque internacional, da importância dos seus estudos e da cultura digital na sua vida profissional.
Os momentos culturais foram preparados pela especialista de Educação da E.M. Dr Carlos Ribeiro de Souza, Valéria Semar e seu filho Andrês, e pelo professor e artista guaxupeano, Rodrigo Pires.
A Secretária de Educação, Sandra Costa, explicou que o fórum tem possibilitado o compartilhamento de boas práticas dos profissionais da educação sobre as estratégias de trabalho utilizadas para ultrapassarmos os novos desafios educacionais. “A pandemia nos trouxe diversas necessidades e mais do que nunca percebemos a necessidade de saber o que fazer e porque fazer. Encontramos novas formas de ver o mundo, de aprender, de educar, de nos educarmos...”, enfatizou.
O tema cultura digital foi abordado na palestra “Metodologias e tecnologias no apoio para a Educação Ativa”, proferida pela Professora Iara Penkal e pelo rofessor Rodrigo Fornalski, ambos assessores do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Eles destacaram que o processo de ensinar e de aprender necessitará da construção de novos espaços de aprendizagem para além do cenário da sala de aula, ou seja, um ensino híbrido. O uso ético, qualificado e seguro das tecnologias digitais agradou os participantes que estão envolvidos em diversas formações relacionadas ao letramento digital. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)