Voluntários de Guaxupé e região viajam para Ribeirão Preto para dar início aos testes da vacina Butanvac
Guaxupé faz parte da primeira fase dos ensaios clínicos da ButanVac em humanos. O estudo irá atestar a segurança da vacina. Durante esta semana, os voluntários passaram por uma triagem, com exames clínicos e coleta de sangue antes de serem selecionados.
Nesta parte da pesquisa, será feito o comparativo entre os três grupos de pessoas vacinadas e um grupo de controle. Normalmente, o grupo controle recebe placebo mas, desta vez, este grupo irá receber dose de CoronaVac.
Depois de serem vacinados, os voluntários serão acompanhados por meio de ligações e mensagens. O objetivo é saber como as pessoas vão reagir à dose da ButanVac ou se vão ter algum efeito colateral. Os voluntários também vão realizar exames clínicos e de sangue para que a equipe analise as respostas imunológicas deles em comparação com aqueles que receberam a ButanVac.
Além dos testes da vacina, o Instituto Butantan também firmou parceria com a Prefeitura de Guaxupé para a realização de estudos para identificar a presença de variantes da Covid-19 na cidade sul-mineira. (Com EPTV)